Quando os cabelos branco começam a surgir, é comum iniciarmos a jornada à procura de produtos para escondê-los. Porém, quem pesquisar um pouco sobre as melhores opções, certamente irá entrar em um questionamento: Tinturas convencionais ou tonalizantes?
A tinta permanente, como o próprio nome já sugere, faz uma mudança radical e duradoura na estrutura do cabelo, por isso cobre os cabelos branco com mais facilidade. Mas não pense que isso não tem um preço.
Um dos principais malefícios das colorações é a alta concentração de água oxigenada, usada nesse tipo de produto com o intuito abrir as cutículas para que o pigmento entre com mais facilidade, além da presença de amônia, que garante a melhor fixação da cor, porém resseca e pode causar alergias no couro cabeludo.
Já os tonalizantes, por não conter pouca ou nenhuma quantidade desse compostos, não penetra tão profundamente nos fios, formam apenas uma película de pigmentos ao redor da cutícula do cabelo, por essa razão, desbotam mais rápido, sendo o ideal então para quem gostaria de manter a saúde do cabelo, e claro, tem disponibilidade para retocar com uma maior frequência.
Eles são ainda uma boa opção para quem passou por uma grande agressão aos fios, como descoloração, alisamentos químicos ou permanentes. Após esses processos, o cabelo se torna mais frágil e sensível, utilizar tinturas permanentes pode causar danos irreversíveis, como o corte químico.
Porém, entenda suas expectativas, em geral, os tonalizantes cobrem cerca de 50% a 70% dos fios brancos, já as tinturas permanentes, chegam a 100%.
Conheça os 10 melhores tonalizantes para ajudar a esconder os fios brancos:
1 – Tonalizante Creme Soft Color – Wella

Se você quer tonalizar o cabelo em casa, sozinha ou com a ajuda de alguém, essa é uma ótima opção!
Caso seus fios já tenham passado por um processo químico ou estejam enfraquecidos por alguma razão, esse é um produto mais seguro, comparado com outros da categoria. A marca informa que com o uso de todo o kit que vem na caixinha, seu cabelo tem 90% menos chance de quebrar.
Sua durabilidade também é maior, podendo chegar a 29 lavagens, a mesma quantidade que uma tinta permanente, por exemplo.
Isso tudo se dá graças a sua fórmula que contém aloe vera, manteiga de karitê e óleo de coco.
2 – Diarichesse – L’Oréal Professionnel

Muito usado por cabeleireiros, garante uma cor uniforme, neutralizando manchas de colorações anteriores ou matizando luzes loiras, o tonalizante Diarichesse garante até 70% de cobertura dos fios brancos de forma natural e sem prejudicar a saúde dos fios.
Sua fórmula conta com Ionène G e Incell, responsáveis por tratar com precisão toda a fibra capilar, preenchendo pontos que precisam ser restaurados e promovendo brilho intenso.
3 – Tonalizante Acquaflora

Quem procura um tonalizante suave, que irá garantir um efeito natural ou apenas iluminar uma tintura que vem perdendo o brilho, vai amanhã o tonalizante da Acquaflora.
Esse produto promove cobertura dos fios brancos em até 50%, com longa duração, mantendo a cor e brilho por diversas lavagens.
Sua delicada fórmula é enriquecida com Proteína da Pérola e Silício Orgânico, combinação que ajuda a proteger a integridade da queratina presente naturalmente, grande responsável pela estrutura fio.
4 – Tonalizante Capilar Escllusiv – Haskell

A formulação do sistema de tonalizantes Excllusiv, da Haskell, contém manteiga de oliva, que confere potente hidratação e nutrição aos fios, além de pigmentos de alta qualidade que prolonga a durabilidade da cor intensa.
Por não conter amônia em sua composição, pode ser aplicado de forma segura tanto em cabelos naturais, como nos coloridos ou com algum tipo de alisamento. A única recomendação da marca é dar um espaço entre a aplicação e procedimentos agressivos, dando tempo para o cabelo minimamente se recuperar.
5 – Shades EQ – Redken

O tonalizante Redken Shades EQ tem a proposta de renovar a cor, corrigir tons manchados ou desbotados, além de dar brilho gloss aos fios.
Ele apresenta uma fórmula avançada com pH acídico, aminoácidos de trigo e silicone, combinação que proporciona cor vibrante, maciez e grande cobertura dos fios brancos.
Possui ação condicionante capaz de hidratar os fios, auxiliando na durabilidade da cor.
6 – Tonalizante Cellophanes – Sebastian Professional

Esse é um tonalizante criado pensando para pessoas que passaram por processo químicos agressivos mas não abrem mão de um cabelo com cor uniforme, precisando assim de um cuidado extra para evitar quedas e quebras.
Além de não conter amônia, não apresenta álcool e peróxido em sua fórmula, por isso se torna seguro para cabelos fragilizados.
Mas não para por aí: Possui ainda proteção UV, que previne contra a perda de umidade, mantendo os fios mais hidratados.
7 – Tonalizante Bigen

A Bigen é uma opção para quem procura uma formulação com ativos mais naturais.
Esse produto hidrata enquanto uniformiza a tonalidade geral do cabelo, perfeito para quem anda com fios mais opacos e sem vida.
Além de possuir reflexos brilhantes e cor intensa, não prejudica a saúde dos fios e tem boa capacidade de cobertura dos fios brancos.
8 – Tonalizante Intense – Inoar

Se você procura um produto que cubra mais que os tonalizantes tradicionais, porém não prejudique a saúde dos fios como a tintura permanente costuma fazer, o Intense da Inoar pode ser um bom “meio termo”.
Esse produto é um tonalizante semi permanente, que promove uma alta cobertura, por conta de seu sistema de coloração seletiva, e longa duração. Além disso, promete manter os fios hidratados e protegidos, graças às microcápsulas de Óleo de Argan presentes em sua composição.
Esse produto não contém amonia, como a maioria dos tonalizantes, além de ser vegano e livre de teste em animais.
9 – Máscara Pigmentante – Magic Color

Para quem quer sair do convencional, e acha que é a hora de curtir um cabelo de cor viva e alternativa, a Máscara Pigmentante da Magic Color vai trazer diversão para essa fase!
Além das cores convencionais, como castanho, loiros e ruivos, a marca apresenta tons de rosa, vermelho, laranja, azul e verde.
Com óleo de argan e queratina em sua composição, garante a hidratação, brilho e proteção da estrutura capilar durante a tonalização.
Sua cor dura entre 10 e 15 lavagens, por isso, não tenha medo de arriscar uma cor nova, em duas semanas você já poderá mudar novamente.
10 – Color Affair – Elisafer

O diferencial desse tonalizante é a sua tecnologia que separa os pigmentos em tamanho reduzido, melhorando a absorção da cor pelos fios, proporcionando um efeito uniforme, duradouro e intenso, cobrindo de forma excelente até mesmo os cabelos brancos.
Ele acompanha ainda uma emulsão reveladora que não danifica os fios e ajuda na preservação da cor.
Meu cabelo é loiro escuro , médio cinza e estou com vários novos na frentecevtopo da cabeça, nunca usei totalizante nenhum tenho luzes , cabelo quebradiço, opaco e gostaria algo q não fosse escuro médio cinza loiro , gostaria de algo q não deixasse raiz
Uso Collor thouch tonalizante , muito bom.ja usei soft Collor mais me dá coceira no couro cabeludo.
Nossa, que chato! Deve ter algum componente que você tem alergia, né?
Olá Marcia, tudo bem?
Acredito que as tonalidades de 7 com nuances de cinza possam funcionar pra você.
Me conta mais sobre sua dúvida?
O que posso te dar de dica, se é sua primeira vez pintando sozinha, é testar em uma mecha primeiro, analisar se é o tom que você deseja mesmo, e só depois aplicar em tudo!
Oi Marcia, tudo bem? Você faz as luzes em salão? Talvez seja legal perguntar para o seu cabelereiro a tonalidade que ele usa na hora de fazer suas mechas, dessa forma você pode retocar em casa, caso precise.
Muito obrigada pelos esclarecimentos, ajudou-me muito a escolher um tonalizante.
Que bom que ajudamos, Hidelmira! ♥
Que bom que Ajudamos Hidelmira!
Depois me conta qual você escolheu!
Já usei softcolor e color touch, porém tive muita coceira com elas. Usei a richesse e achei que meu cabelo não ficou com aspecto natural e hoje uso a marca Haskell.
Com a Haskell você não sentiu coceira?
A da Keune também é ótima para quem tem couro cabeludo sensível!
Oi Dany!
Eu tenho cabelos grisalhos e queria muito por um tonalizante, mas gostaria de usar algum que com certeza iria sair rápido.
Eu não quero ter cabelos com tintura permanente do quero ficar alguns dias…me ajuda?
Bj
Oi Katia, tudo bem?
Você faz algum outro procedimento químico? Que tonalidade gostaria de alcançar?
de agosto de 2023 às 02:27
Olá meu cabelo é loiro claro , mais passei um tonalizante casting gloss sem amônia cor loiro natural e escureceu ,agora comprei o tonalizante color touch 8/81 loiro claro pérola acinzentado será que vai mudar a cor, dar uma clareada ?
Oi Patrícia, tudo bem?
É um pouco difícil clarear o cabelo sem descoloração…. O que eu faria no seu lugar é esperar desbotar um pouco antes de aplicar outra.
Ainda mais porque tonalizantes saem rápidinho, vale a pena deixar o cabelo descansar um pouco.
Por gentileza, gostaria de saber qual tonalizante com maior cobertura para os cabelos brancos (60% da cabaça) e ainda proteger de queda devido à menopausa. Obrigada!!!
Oi Liliane!
Você já esta fazendo algum tratamento para o couro cabeludo?
Os tonalizantes em geral afetam pouco a questão da queda, principalmente quando é hormonal. Mas acho que nesse caso, vale a pena consultar uma dermato para ver a melhor combinação, junto ao tratamento tópico e hormonal ❤
Tenho 80% de cabelo branco e cansei de tintura. Quero um tonalizante bem claro tipo 9 ou 10, apenas para dar um tom nos brancos. Qual me aconselha?
Oi Ana, tudo bem? Se você gostar de loiros com aparência de natual, o 9/01 da color touch pode ser um excelente opção!
Oi Dani, tudo bem?
Tenho o cabelo loiro escuro e queria ele um pouco mais escuro, porém não preto. É que ficasse com aspecto mais natural, devo usar um castanho médio, ou escuro?
Oi Isly! Por mais contraditório que pareça, eu aplicaria o Loiro escuro. Em geral, ele puxa bastante para o castanho claro.
Tenho cabelos pretos e estou em transição para o grisalho. Posso passar tonalizante preto? E vai sair com o tempo e os cabelos voltaram a fixar brancos?
Oi Patrícia!
Os tonalizantes costumam sair completamente em até 60 lavagens, mas isso não é exatamente uma regra. Dependendo da porosidade dos fios, de químicas anteriores e até mesmo da cor de fundo, pode demora rum pouco mais, ou até mesmo haver persistência de algumas manchas.
Olá! Tenho cabelo branco só na frente, me estressa, fica feio e aparece, usei um tonalizador que deixou laranja, tbm ficou feio, qual tonalizador usar e qual cor? No meu caso não há a necessidade de pintar ainda…
Oi Ana!
Nesse caso, acho melhor fazer um teste com um cabelereiro, porque por aqui pelos comentários eu não conseguiria analisar a cor exata do seu cabelo.
O fundo laranaja provavelmente está ocorrendo por conta da numeração das nuances. Evite pegar colorações com fundo 0.3/0.4/0.5/0.6.
Dany, meu cabelo é virgem, e comecei a ter fios brancos, porém, não quero de jeito nenhum pintar meus cabelos, ele é muito fino também, é a cor é castanho escuro. Qual seria o melhor tonalizante para eu usar?
Oi Lorrayne!!
A tonalidade do tonalizante vai depender da cor exata do seu cabelo mesmo, aqui pelos comentários fica um pouco difícil de te dizer com exatidão.
Mas algumas boas dicas são:
A numeração das tinturas de cabelo segue um sistema padrão para indicar a cor específica da tinta. Aqui está uma explicação básica de como funciona:
O primeiro número na numeração representa a tonalidade base da cor. Quanto maior o número, mais clara é a tonalidade. Por exemplo, o número 1 indica uma cor preta, enquanto o número 10 indica um loiro claro.
O segundo número indica se a cor é mais quente (tons dourados, acobreados) ou mais fria (tons cinza, pérola).
Um exemplo prático:
4.3: Castanho médio com reflexo dourado.
Como seu cabelo é um castanho escuro, eu escolheria uma base menos que 4. Por exemplo:
4.3
4.4
3.3
3.4
Os tonalizantes saem com bastante facilidade, então nãos e preocupe se não acertar de primeira!