Durante a São Paulo Fashion Week, que aconteceu na Bienal do Ibirapuera entre 25 e 29 de abril, a gente mergulhou em um vaivém de desfiles e backstages, além de ficar de olho no street style, ótimo termômetro das tendências que vêm por aí. Sem falar no bate-papo superbacana com cinco experts, as blogueiras Helena Lunardelli, Sophia Alckmin, Cris Tamer, Rebeka Guerra e Mariana Saad, sobre as trends de moda e make que devem ir às ruas na opinião delas.

 

A Natura, uma das patrocinadoras do evento, marcou presença em um espaço que contou com uma programação incrível de shows, debates e, claro, muito make. Nosso maquiador oficial, Marcos Costa, foi o responsável pela beleza do desfile do estilista Lino Villaventura, que surpreendeu a plateia ao apresentar seus modelos extravagantes em uma sessão de fotos em plena passarela.

 

Estivemos no Pavilhão da Bienal todos os dias para te contar tudo o que rolou, além de adiantar as tendências de moda e make mais vistas por lá. Quer ficar por dentro de cada detalhe? Então embarque com a gente!

 

NA BELEZA

A tendência não é tão nova mas marcou presença na passarela – sinal que deve permanecer nas próximas temporadas. Pele superiluminada, principalmente em pontos estratégicos, como testa, têmporas e topo das maçãs, dominou boa parte dos desfiles, como Apartamento 03 (que também investiu em um make “boca tudo, olho nada”) e À la garçonne, que apresentou peles com acabamento bem natural e lábios em tom pêssego. No desfile de Lino Villaventura, que trouxe uma atmosfera teatral à passarela, o strobing apareceu superlativo nos pincéis de Marcos Costa. Uma novidade? Sobrancelhas selvagens e marcadas, o chamado efeito “bold”, parecem ter dado lugar a  pelinhos mais claros e apagados.

 

NA MODA

Modelagem soltinha e menos acinturada, em tecidos confortáveis, dominou boa parte dos desfiles, como os das marcas Apartamento 03 e À la garçonne  – nova etiqueta que marcou a volta do estilista Alexandre Herchcovitch às passarelas, depois de deixar a grife que leva seu nome. Peças de moletom, jaquetas, gorros e sobreposições fizeram a fila A suspirar com tanto conforto. Ótima notícia para quem adora ficar à vontade sem deixar o lado fashionista! Já a Tryia e a Salinas trouxeram vibes diferentes às suas coleções de moda praia – enquanto a primeira investiu em um clima solar, com tons de amarelo, dourados e azul, argolas e estampas místicas, a segunda desfilou seus maiôs e biquínis em tons fluorescentes e estampas divertidas. Debutante no SPFW, a GIG Couture, conhecida pelo trabalho em tricô, trouxe lurex colorido em versões plissada e com babados, muitas vezes na mesma peça. Supercharmoso!

 

Quer conferir todas essas tendências? Então confira alguns cliques do fotógrafo Lucas Landau: