Aquela máxima “cor vibrante está para o verão, assim como os tons sóbrios estão para o inverno” saiu de moda. A beleza está cada vez mais livre e democrática e o que se vê nas passarelas é criatividade e possibilidade livre de criação. Quem adora maquiagem só comemora! “Todo mundo pode tudo” foi praticamente o mood dessa edição do São Paulo Fashion Week, assim, desse jeito, sem qualquer restrição.

Nosso top maquiador Marcos Costa assinou produções icônicas e investiu em conceitos urbanos e modernos para compor seus looks seguindo essa proposta de beleza democrática, como o batom preto ombré laqueado para o desfile da Fernanda Yamamoto e o olho escuro iluminado da passarela de Ronaldo Fraga. Esses dois visuais são releituras fashionistas dos já famosos “olho esfumado” e “batom escuro”, que caíram no gosto das trendsetters nas últimas temporadas. Além disso, são opções moderninhas para um make de festa descolado. 

 

Batom preto + cobertura laqueada

As peças estruturadas de alfaiataria da estilista Fernanda Yamamoto ganharam fluidez e movimento graças ao mix com tiras de couro e tecidos que compuseram cada look. Na maquiagem, a dualidade se repetiu. O beauty expert Marcos Costa apostou no equilíbrio da cor sóbria preta com a transparência do gloss. “Sabe aquele batom de festa que já está no meio da noite? É com essa imperfeição que eu trabalhei. Chega de make perfeita”, conta o maquiador. Para criar esse ombré, passe o Batom maxxi mix cor preta de Faces e, antes que seque totalmente, aplique o top coat de aquarela por cima, colocando um pouco mais de firmeza quando o aplicador estiver no centro dos lábios. Desta forma será possível “retirar” um pouco do produto. “No restante do look, pele sequinha e pouca máscara”, explica. 

#GettheLook

Base 3 em 1 FPS 12 de Aquarela, Batom maxxi mix cor preta de Faces, Top Coat Aquarela, Supermáscara para cílios de Aquarela

Sombra preta + pontos de luz

O desfile de Ronaldo Fraga foi um dos maiores destaques dessa edição! O backstage era secreto e a beleza só foi revelada quando as modelos – lindas e trans! – apareceram na passarela. “Apostei em um make de festa, com olhão preto poderoso e boca nude, pele iluminada e alguns pontos de luz cor berinjela na pálpebra”, explica. A dica para desfilar uma sombra dessa na vida real é esfumar bem e limpar os excessos – aquele tanto de sombra que geralmente fica nas maçãs do rosto – com um pouco de corretivo. Para garantir uma finalização modernosa, adicione um toque de cor em alguns pontos da sombra.

#GettheLook

Base líquida FPS 8 de Aquarela, Sombras mono cores 20 (marsala) e 8 (preto), Supermáscara para cílios de Aquarela, Lápis para olhos preto Aquarela, Iluminador em pó marmorizado de Aquarela

 

Para ver tudo que rolou no segundo dia do SPFW, dê o play aqui:

 

Foto: Lucas Landau