Moda e beleza andam de mãos dadas e estão sempre em movimento. Isso porque a beleza é tão viva quanto a moda: as duas não ficam paradas, criam, transformam e recriam o tempo todo. Quem não se lembra, por exemplo, de algum penteado que era usado há anos e agora voltou às ruas? Ou daquela sombra coloridíssima da década de 80 que virou uma das “queridinhas” das passarelas?

 

Todo mundo também se lembra de alguma roupa, sapato ou acessório que era tendência há algum tempo e hoje reapareceu trazendo aquela sensação de ‘te conheço não é de hoje’. A familiaridade com a moda e com a beleza do passado pode ser vista desde as paletas de cores até looks completos que já vimos por aí nas fotos antigas de família.

 

Em 21 anos de São Paulo Fashion Week, muitas tendências de moda surgiram e desapareceram, mostrando um movimento constante dentro e fora das passarelas. Vamos relembrar?

Metalizados

Acostumados a aparecer em tons de prata e dourado, os metalizados perderam a timidez ao longo dos anos e tomaram conta do mundo da moda em variadas cores, saindo das passarelas diretamente para o guarda-roupa do público em peças de roupas, bolsas e sapatos, mostrando que qualquer um consegue ser fashionista sem muito esforço!

 

Jeans

Falar que o jeans nunca sai de moda é quase uma redundância! Com o passar dos anos, as mudanças neste queridinho ficam por conta das modelagens e lavagens. Para as próximas temporadas a aposta é no light blue, aquele tom de azul clarinho que combina perfeitamente com marrons e nudes, que também estão em alta.

 

Transparência

Em alta nas últimas temporadas de outono/inverno, a transparência se reinventa a cada ano e, desta vez, chega para dar um toque de sensualidade aos looks, seja para exibir pele e forro em roupas de festa, seja para dar um toque de fluidez às peças do dia a dia.

 

Artesanal

No início dos anos 2000, as tramas com tecidos naturais invadiram as passarelas em looks feitos para todas as estações. Após anos de tecidos tecnológicos, o conceito artesanal está de volta e resgata a raiz da nossa brasilidade. São roupas e acessórios que mostram uma moda consciente, reaproveitando material na confecção de peças lindas e exclusivas, além de propagar o trabalho de mãos talentosíssimas.

 

Além destas, outras tendências que já deram as caras em outras edições do SPFW prometem marcar presença nos looks da 41º edição, que acontece entre os dias 25 e 29 de abril. São elas: slip dress, bolsa sacola, gargantilha, tornozeleira, sandália de tiras e ombros à mostra em decotes e recortes de blusas e vestidos.

E aí, lembrou de mais alguma tendência de moda que foi e voltou ao longo dos anos? Então conta pra gente!