O mais legal da relação fashion entre moda e beleza é a expressão feminina através de suas criações. Pensando nisso, as amigas e sócias Tania Sidokpohou e Ligia Meneghel idealizaram a OKAN, que significa “coração e laços”, uma marca com roupas exclusivas em tecidos africanos. A ideia surgiu em 2012 com um grande acervo de peças trazidas de Benim, na África, onde parte da família de Tania mora. Deu tão certo que a evolução foi natural. A contemporaneidade das peças aliada às cores africanas garantem uma explosão de cores que vai bem com qualquer guarda-roupa. 

Antes de se apostar nos looks, saiba que estampas fortes não limitam as cores na maquiagem. A única “regra” de beleza que vale aqui é o que te deixa mais confortável. Confira as dicas das estilistas e crie visuais alegres com harmonia.

Tania Sidokpohou (à esquerda) e Ligia Meneghel (à direita) são as criadoras da marca Okan

Tania Sidokpohou (à esquerda) e Ligia Meneghel (à direita) são as criadoras da marca Okan

 

Adoro Maquiagem: A escolha das estampas e cores no look traduz algum significado para o lifestyle de uma pessoa?

Ligia Meneghel: Com certeza! Acredito que tudo que usamos - a roupa, o corte de cabelo, a maquiagem e até os lugares que freqüentamos - refletem um recorte das nossas escolhas e modo de pensar. No caso dos tecidos africanos, ainda existe uma linguagem discreta que mostra momentos da vida social, econômica, religiosa e até de emancipação feminina do país. Um exemplo: estamos trabalhando uma estampa em uma nova coleção que originalmente era feita em tear e usada apenas por chefes da cultura ashanti, localizada na região onde hoje está Gana. Através desse tecido pode-se reconhecer a posição socioeconômica e até geográfica deste povo.

Tania Sidokpohou: Penso que até a escolha das cores diz muito sobre quem você é. Na OKAN trabalhamos com recortes mais básicos também, como o preto e branco. Percebo que os mais reservados ou aqueles com vida profissional corporativa preferem seguir essa linha minimal, enquanto o público mais ligado em artes se joga mesmo é nas estampas escandalosas!

AM: Como a moda e a beleza se relacionam hoje em dia?

LM: Acredito que exista um espaço para expressão criativa tanto na moda quanto na beleza e procuramos explorá-lo em conjunto.

TS: De certa forma, um até ajuda o outro de forma complementar. No caso de uma estampa, por exemplo, um batom da mesma tonalidade realça a roupa. O caminho contrário também é possível: um detalhe dourado na jaqueta ressalta um make de mesma cor. 

 

AM: No caso de estampas vibrantes, como vocês indicam o uso de cores na maquiagem para uma combinação fashion?

LM: Não acho que a maquiagem precisa ‘neutralizar’ as estampas. O legal é acrescentar vibração ao look. Para essas fotos escolhi uma peça colorida em verde, marrom e laranja. Já no make separei um dégradé com laranja e pink.

TS: Eu até gosto de um make discreto para o meu tom de pele e aposto nas variações de dourados e roxos. Mas, quando quero ressaltar as estampas que uso, invisto em um batom vermelho. Outra dica é seguir a cartela de cores nos dois: estampa rosa deve combinar com make rosado, look verde fica ótimo em tons frios como o azul. 

 

AM: Qual a relação de vocês com maquiagem? Gostam de visuais mais casuais ou não dispensam um toque de cor? 

LM: Não uso maquiagem corretiva como a base e o pó, mas não abro mão de uma cor para ressaltar minha sobrancelha, cílios e boca. Então estou sempre de sombra, máscara para cílios e uma cor forte nos lábios.

TS: Aplico base, pó e máscara para cílios todos os dias! Quando quero fugir de um look muito natural, aposto em tons de roxos, azuis e dourados. Como não tenho o hábito de usar batom, foco sempre nos olhos. 

AM: O que não pode faltar no seu nécessaire?

LM: Batom laranja, vinho ou roxo. Não vivo sem!

TS: Uma boa base!
 

Produtos utilizados – Tania Sidokpohou

- Delineador líquido bronze de Aquarela

- Batom balm pink de Aquarela

- Supermáscara para cílios preta de Aquarela

- Blush compacto rosa 1 de Aquarela

 

Produtos utilizados – Ligia Meneghel

- Sombra mono cor 10 marrom de Aquarela 

- Supermáscara para cílios preta de Aquarela

- Batom hidratante FPS 8 coral 65 de Aquarela

- Batom hidratante FPS 8 cereja 63 de Aquarela