Esse foi o ano de TRANSformar a beleza e a moda em ferramentas de luta social. Maquiagem é para todos sim e esse foi o mood da edição N42 da SPFW, que aconteceu entre os dias 23 e 28 de outubro. A Natura, patrocinadora oficial do evento, garantiu um espaço aberto ao público dentro da tenda montada no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Além disso, nossa participação nas passarelas foi intensa, com produções incríveis assinadas pelo top maquiador Marcos Costa.

 

O que é maquiagem para você?

spfw

spfw

Fizemos essa pergunta para quem esteve no nosso espaço nos dias do evento. A resposta variou, mas a ideia central foi a mesma: maquiagem é forma de expressão e reforça a pluralidade de estilos. Nosso lounge, que teve sua cenografia assinada pelo arquiteto Maurício Arruda Ido, do programa “Decora” do GNT, abraçou essa diversidade e contou com visitas icônicas para discutir os temas que a gente mais ama: beleza, moda e movimentos sociais em bate-papos bacanas seguidos de pocket shows com artistas brasileiros!

 

Convidados de peso

spfwspfw, emicida

“As pessoas gostam de repetir que os homens devem ser fortes, mas todos têm a liberdade de se mostrar fracos de vez em quando”, afirmou o cantor Emicida durante o bate-papo “O homem em transição – as possibilidades do masculino”, que abriu as discussões acaloradas no espaço Natura na SPFW. Com mediação de Fábio Artoni e participação do Diretor de redação da GQ Brasil, Ricardo Franca Cruz, o cantor dividiu suas experiências sobre o que é ser homem nos dias de hoje e levantou discussões importantes a respeito do machismo e preconceito. O bate-papo foi seguido de um show do rapper após sua estreia nas passarelas do evento com o desfile da LAB, marca que nasceu da parceria do rapper com seu irmão, Evandro Fióti.

 

“Cada idade tem um mistério, tem um barato”, disse a cantora Marina Lima no segundo debate da semana, que aconteceu na terça-feira (25). O tema “Velha pra isso” foi pauta de uma discussão sobre os preconceitos acerca da idade e ainda contou com os apontamentos de Vânia Cavalera e da blogueira Magá Moura, com mediação da diretora de redação da revista Claudia, Tati Schiboula. A cantora soltou a voz ao som do duo “Strobo”, agitando todos os convidados após o debate.

 

spfwspfw

Já na quarta-feira (26), foi a vez do cantor Johnny Hooker participar do bate-papo“Maquiagem para todos”. “Os grandes ídolos de minha mãe usavam e abusavam da maquiagem”, disse ele na conversa que contou ainda com as participações de Divina Raio-laser e foi mediada pela editora de beleza da revista Marie Claire, Maria Clara Povia. Ao final, o debate deu lugar ao show bombástico do cantor, que é uma das maiores apostas desse ano.

 

spfwspfw

“O perfume tem emoção, cores, texturas”, afirmou a nossa perfumista oficial Verônica Kato na conversa com o tema “Perfume de vestir”, que rolou na Praça da Natura no quarto dia de evento com a presença do jornalista André Hidalgo e Natacha Jerome e mediação de Renata Ashcar. O trio “O Terno” encerrou a noite com um show que agitou o público.

 

spfwspfw

A jornalista Lilian Pacce foi a convidada da última roda de discussões do espaço Natura com o tema “Novos formatos de consumo”, que contou ainda com a participação da estilista Helô Rocha e da redatora chefe da revista Vogue, Silvia Roger. As elucidações foram sobre a responsabilidade do consumismo na indústria da moda. Depois, para fechar a noite e a semana de moda paulistana, um setlist animado comandado pelo DJ Zé Pedro.

 

Beleza de passarelaspfwspfw

#LAB

Abrimos os trabalhos esse ano com a LAB, etiqueta da grife “Laboratório Fantasma” criada pelo rapper Emicida e seu irmão, Evandro Fióti. A beleza do beauty artist Marcos Costa arrematou o tema, que teve um mix de inspirações orientais e brasileiras com peças oversized e despojadas. O make natural foi destaque, ressaltando a beleza dos modelos.

 

spfwspfw

#FernandaYamamoto

As peças da estilista eram todas estruturadas, com elementos de alfaiataria em equilíbrio com a fluidez de tiras de tecido. A beleza seguiu a dualidade do look e Marcos Costa investiu no equilíbrio entre o batom preto e o gloss. “Chega de make perfeita!”, apontou o expert, mostrando mesmo que o que está na moda é a criatividade e livre expressão – também na maquiagem.

 

spfwspfw

#RonaldoFraga

Um dos maiores destaques dessa SPFW, o desfile de Ronaldo Fraga teve um backstage secreto, e não era para menos: o trabalho lindíssimo do nosso Beauty Artist Marcos Costa contou com a beleza única de um grupo de modelos trans incríveis! O tema foi emocionante e o make seguiu o mood com olhos dramáticos e pele natural. 

 

Fotos: Lucas Landau