Ao compor um look, a gente geralmente começa pela roupa, depois pensa nos acessórios e no make. Mas, para que esses três elementos sejam harmônicos e se valorizem entre si, eles não precisam estar na mesma paleta de cores ou terem acabamentos idênticos, sabia? “É permitido combinar, desde que isso não signifique uma acomodação visual. Muitas vezes nos acostumamos com determinado resultado e sempre apostamos nele ao se vestir”, diz a consultora de moda e palestrante Ana Vaz (foto). Ela também é autora de Pequeno Livro de Estilo - Guia para toda hora e Pequeno Livro de Etiqueta - Guia para toda hora (Editora Record).

 

combinação acessórios e maquiagem Ana Vaz

 

Para a consultora, o primeiro passo é escolher acessórios com bom acabamento e qualidade, assim como os produtos de maquiagem. “Não é preciso joias ou bijuterias caríssimas para acertar no look. Uma maquiagem bem-executada também faz toda a diferença”, completa. Depois, atente à ocasião e ao ambiente aonde está indo. “Roupas, acessórios e maquiagem são diretamente ligados a um contexto. Em uma reunião para discutir uma crise, roupas coloridas demais geram ruído”, exemplifica.

 

A seguir, confira algumas dicas da expert para não errar (e ousar!) na hora de combinar acessórios e itens de maquiagem.

 

 

combinação acessórios e maquiagem Faces

 

Acerte com cores análogas

Diferentes mas ainda assim harmônicas, as cores análogas são formadas por grupos como vermelho e laranja ou azul, roxo e rosa. Ao misturá-las, o resultado fica inusitado sem ser chocante demais. “A atenção recai direto nesses blocos de cores, como na área dos olhos, que pode abranger óculos, sombra e brincos, por exemplo”, diz Ana.

Nossa sugestão: Batom FPS 8 rosa ritmo, Quarteto de sombra e Blush compacto pink, todos de Faces.

 

 

combinação acessórios e maquiagem Aquarela

Color blocking, sim!

A tendência segue em alta e consiste em misturar tons intensos de cores como laranja e azul. No look, usá-las no colar e na sombra pode ser uma ótima aposta. “Estranhar a combinação ou ficar incomodada no início são sinais de que você ousando. Tente ir em frente!”, sugere a expert.

Nossa sugestão: Quarteto de sombras cor 2 e cor 3, Batom gloss FPS 8 laranja 3, todos de Aquarela.

 

combinação acessórios e maquiagem Una

Mix de metalizados

Segundo Ana, é possível compor o look mesclando efeitos metalizados sem perder a sofisticação. “É uma forma de inovar sendo quase monocromática, o que costuma ser mais certeiro do que misturar muitas cores”, diz. Então agora você já sabe: na dúvida entre bijuteria preteada e sombra dourada ou vice-versa? Tente os dois!

Nossa sugestão: Sextetos de sombras cores 4 e 5, ambos de Una.

 

Fotos: divulgação