Da infância, a paulistana Luiza Souza guarda lembranças relacionadas ao universo da maquiagem. “Lembro de, bem novinha, brincar com os produtos e roupas da minha mãe, do cheiro do batom vermelho que ela usava, de pintar as unhas das bonecas…”, diz. Aos 30 anos, ela já passou pelas revistas Joyce PascowitchGQ e RG, antes de entrar na redação da Vogue, onde é editora há três anos – apesar de já ter escrito sobre vários assuntos, ela conta que sempre teve um interesse especial por beleza. Além de estar à frente da editoria, ela mantém o perfil @advoguettes no Instagram, que traz ideias de looks para o ambiente de trabalho, e apresenta o programa online Beauty Insider, na TV Vogue. No bate-papo a seguir, Luiza conta um pouco sobre o que aprendeu e relaciona maquiagem a autoestima e empoderamento. 
 

 

luiza souza fala sobre beleza e empoderamento

Adoro Maquiagem - Você acha que a maquiagem é uma ferramenta de empoderamento? 

Luiza Souza - Com certeza! Beleza e maquiagem têm tudo a ver com autoestima e autoconhecimento. Quando a gente se sente bem com nosso corpo e com a nossa imagem estamos mais fortes para nos mostrarmos para o mundo, para defender uma ideia e ir atrás do que queremos.

 

AM - A partir da sua experiência com beleza, tem alguma dica bacana para dividir com a gente?

LS - Estou sempre aprendendo, então é difícil eleger uma só. Mas tem algumas que eu adoro: marcar um xis com batom escuro no arco do cupido antes de aplicar no resto dos lábios, fazer um contorno suave, marcando uma linha da orelha até o canto da boca, e aplicar base e sombra sem pincel, usando só os dedos. Para destacar o olhar, gosto de usar um lápis marrom macio nas pálpebras inferiores e superiores. Iluminador nos pontos-chave também dá uma embelezada na hora!

 

 

luiza souza editora da revista vogue

AM - Na sua opinião, quais os maiores erros que as mulheres podem cometer?  

LS - Para mim, o maior erro é não usar maquiagem! Mesmo quem não gosta de parecer muito maquiada pode ficar mais bonita (e natural) usando os produtos certos. Errar a mão no contorno e sobrancelhas exageradamente desenhadas também são deslizes que tenho visto bastante.

 

AM - Quais os produtos de beleza que não faltam no seu nécessaire?

LS - Um batom intenso, vermelho ou rosa fechado, um lápis marrom macio e pó bronzeador, além de balm labial. Gosto de estar sempre com uma corzinha na boca! 

 

AM - Como você gostaria de inspirar outras mulheres com o seu trabalho?

LS - Como disse, beleza tem muito a ver com autoestima e autoconhecimento. Espero inspirar as mulheres para serem mais saudáveis e bonitas, praticando esportes, se alimentando bem, usando maquiagem e fazendo tratamentos que vão deixá-las mais felizes com o corpo. É muito gratificante saber que tantas mulheres procuram a Vogue para se atualizar no mundo da beleza e que assistem ao Beauty Insider porque algum assunto chamou a atenção delas.  

 

Fotos: Arquivo pessoal