O acervo de maquiagem da jornalista Victoria Ceridono e a habilidade dela com bases, delineadores e palletes fazem parte do sonho de muitas mulheres. Desde setembro, além do blog Dia de Beauté, das redes sociais e da editoria de beleza da revista Vogue, as apaixonadas por make-up podem conferir suas dicas no livro Dia de Beauté, um Guia de Maquiagem Para a Vida Real, lançado pela Companhia das Letras. Na entrevista a seguir, a paulistana de 29 anos, os três últimos vividos em Londres, conta quais são seus produtos adorados, divide segredos de beleza e relaciona maquiagem e empoderamento.

 

Adoro Maquiagem - Você acha que é preciso habilidade ou talento para se maquiar, ou basta treino? O que diria às mulheres que se sentem incapazes de alcançar um bom resultado no make?

Vic Ceridono - Com certeza, treinando você consegue fazer tudo o que quiser! Claro, habilidade torna as coisas mais fáceis no começo e talento é bom para quem quer ser maquiador profissional – mas, para fazer sua própria maquiagem, não tenho dúvidas de que treinando você chega lá. Digo isso no livro e acho importante reforçar: maquiagem sai! Não tem porque se sentir incapaz e não tentar, o máximo que vai acontecer é ter que retirar os produtos e começar de novo...

 

 

O livro "Dia de Beauté", da jornalista Victoria Ceridono

AM - Qual o maior ensinamento que você gostaria de transmitir com o livro Dia de Beauté, um guia de maquiagem para a vida real?

VC - O livro traz muitas dicas legais, conceitos básicos e tutoriais, mas o que mais quero com ele é inspirar as mulheres a se maquiarem "para a vida" – não necessariamente replicar um passo a passo do livro, mas ter vontade de ir para a frente do espelho e ficar brincando com produtos, descobrindo como fazer sua própria maquiagem e realçar a beleza.

 

AM - Você acredita que a maquiagem é uma ferramenta de empoderamento?

VC - Claro! É uma ferramenta muito simples que pode ser usada para realçar a beleza, e não há mulher que não se sinta melhor quando se sente mais bonita. Isso não significa uma obrigação de sair totalmente maquiada todos os dias, mas poucas coisas já fazem bastante diferença na autoestima. Como naquele dia em que aparece uma espinha no meio da bochecha: poder escondê-la é uma bênção!

 

A jornalista Victoria Ceridono, autora do livro "Dia de Beauté"

AM - Se precisasse escolher três produtos de make, quais seriam?

VC - Para mim, o trio corretivo, blush e máscara é imbatível. Acredito que, usando apenas isso, você já consegue fazer uma maquiagem que realça a beleza natural, e acho difícil imaginar um make mais elaborado que não envolva esses três itens. Se pudesse citar mais três seriam batom vibrante, iluminador e lápis preto, porque permite fazer uma infinidade de looks. 

 

AM - Você tem alguma dica muito preciosa, que descobriu com a experiência e a prática?

 VC - Como uso delineador quase todo dia já peguei o jeito e faço com facilidade, mas o truque de colar uma fita adesiva do lado do olho para ajudar no gatinho é sensacional! Também gosto de usar o pincel de base, sem adicionar mais produto, para mesclar e tirar o excesso depois de aplicar contorno e blush.

 

 

Fotos: João Bertholini/Divulgação