Nas férias, depois de um longo dia na praia (ou na cachoeira, na piscina…), a gente não se deixa vencer pelo cansaço e vai em busca das atrações locais, certo? Em janeiro, quando as cidades turísticas recebem uma multidão de visitantes, a programação cultural também costuma ser intensa, com shows, festivais e outras apresentações. A seguir, reunimos alguns desses eventos. Ainda dá tempo de você se programar!

 

Belém, PA

Está programada uma grande festa, já que a capital paraense completa 400 anos em 12 de janeiro (confira a agenda completa neste link). No dia anterior haverá apresentações gratuitas de Fafá de Belém, Dona Onete e outros artistas no Portal da Amazônia, a partir das 21h. Dia 12, no mesmo local, é a vez de Lia Sophia e Gaby Amarantos, a partir das 19h. Ainda no dia do aniversário, a Orquestra Sinfônica da cidade se apresenta no Theatro da Paz (Rua da Paz, s/nº,Centro), às 20h30.

 

A banda Paralamas do Sucesso

Caraguatatuba, SP

A cidade, entre São Sebastião e Ubatuba, concentra a maior parte das atrações do litoral norte paulista. Ao longo de janeiro, haverá vários shows gratuitos (clique aqui para ver a programação completa). Entre eles estão Paralamas do Sucesso (foto ao lado, no dia 17) e Nando Reis (dia 22). As apresentações acontecem às 20h, na Praça da Cultura (Av. Arthur Costa Filho, Centro).

 

Mercado dos Pinhões em Fortaleza. Crédito: Nely Rosa/Prefeitura de Fortaleza

Fortaleza, CE

Um dos primeiros casarões da orla da Praia de Iracema, o Estoril (Rua dos Tabajaras, 397) sedia o projeto Palco Estoril (dia 22, às 21h), com o músico Jord Guedes, que transita entre o samba, o maracatu e o pop. Nos domingos de janeiro, às 19h, o Forró no Mercado (Mercado dos Pinhões, Praça Visconde de Pelotas, Centro, foto ao lado) traz a cada semana uma banda de forró pé de serra diferente. No Centro Cultural Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema), o maior da cidade, as quintas até o Carnaval serão embaladas pelo Bloco Chão na Praça, que toca frevo e marchinhas, sempre às 19h. Toda a programação é gratuita. 

 

Salvador, BA

Como este ano a folia começa cedo, em 5 de fevereiro, a capital baiana se prepara já neste mês: os blocos do pré-Carnaval, que terão saída da Barra, serão acústicos, com bandas de sopro, percussão e batucada. Dia 30 será a vez do Fuzuê e dia 31, do Furdunço. Ambos reúnem outros grupos culturais para animar a festa. O Festival de Verão de Salvador, que acontece tradicionalmente em janeiro, só vai rolar em novembro de 2016.

 

Dica de make: 

Práticos de usar e de carregar na bolsa, o Pó compacto e Blush compacto, de Faces, são ideais para retocar o look em qualquer lugar. O Gloss maxxi brilho, nas versões lichia, morango e cereja e em formato de bisnaga, tem tudo a ver com o verão e também pode compor o nécessaire da festa. Para finalizar o make e marcar o olhar, aposte na Máscara fantástica preta.

 

Máscara fantástica, Blush rosa, pó compacto e Gloss em bisnaga, de Faces

 

Fotos: Divulgação Natura, Mauricio Valladares (Paralamas do Sucesso), Nely Rosa/Prefeitura de Fortaleza (Mercado dos Pinhões)