Aos 30 anos, Verena Smit acumula 100 mil seguidores no Instagram e agrada pelo minimalismo: as imagens em preto e branco postadas pela fotógrafa, em geral, trazem alguma frase ou palavra datilografada em uma folha branca e nada mais. O significado é alterado à mão e traz algum tipo de associação imediata.

Entre 2010 e 2012, a paulistana morou em Nova York, onde cursou fotografia, e produziu lá as 22 imagens que compõem seu primeiro livro, Lovely, lançado este ano.  A seguir, Verena fala sobre ele, dá dicas para tirar uma boa selfie e relaciona seu estilo clean com beleza e maquiagem.

 

Imagem criada pela fotógrafa Verena Smit

Adoro Maquiagem - Do que trata seu livro? Como gostaria de inspirar as pessoas com ele?

Verena Smit - É um diário de memórias do período que morei em Nova York, fotografando minha vida, meus amigos e a cidade. Apesar de ser um relato pessoal, acredito que ele tenha um suspiro que pode ser comum a todos. Ele não tem uma visão turística, então acaba trazendo uma sensação de silêncio e caos, de introspecção e do que está ao nosso redor. Acho que é por aí que eu gostaria de inspirar as pessoas, fazendo-as olhar para dentro de si.

 

AM - Sua relação com a estética e a beleza é profissional. Como você a estende para a vida pessoal?

VS - Acredito que acabo construindo a mesma estética para tudo, da minha casa ao meu guarda-roupa. Assim como nas fotos que produzo, minhas roupas e o ambiente em que vivo são minimalistas, clean e básicos.

 

Imagem criada pela fotógrafa Verena Smit

AM - De que forma o verão te inspira?

VS - Adoro o verão! Tenho mais energia, gosto de acordar cedo, correr e beber muito suco. Curto muito a praia também, mas tenho a pele clara e estou sempre protegida do sol. Acho que o verão traz uma vibe natural, como as cores, a chuva...

 

 

 

AM - De quais cuidados você não abre mão quando o assunto é beleza e maquiagem?

VS - Sempre procuro ser bem básica. Como tenho a pele e o cabelo oleosos, busco produtos específicos que amenizem o problema, como shampoo e corretivo.

 

Imagem criada pela fotógrafa Verena Smit

AM - Quais os três produtos de make que não saem do seu nécessaire?

VS - No dia a dia fico longe da base, mas não vivo sem corretivo, blush e máscara para cílios. Confesso que tenho receio de pesar demais no make, então acabo investindo em um look mais natural.

 

AM - Qual dica daria para quem adora tirar uma boa selfie?

VS - A luz sempre é o mais importante. Uma luz dura de sol nunca é bacana, as sombras ficam muito evidentes e podem marcar olheiras e imperfeições da pele. Acredite, mas um dia nublado é perfeito! Também é preciso equilibrar o fundo: um cenário mais neutro vai trazer a atenção da foto toda para você.

 

Imagem criada pela fotógrafa Verena Smit

 

Fotos: Arquivo pessoal e Instagram (@verenasmit)