Seja para dar um colorido inusitado ao look casual ou aquele brilho infalível na produção noturna, não faltam opções quando o assunto é sombra. Cores, texturas e tipos de acabamento a perder de vista fazem dela um dos itens mais versáteis do mundo da maquiagem. Mas como fazer dessa queridinha sua aliada na hora de produzir o make perfeito?

 

Para responder algumas dúvidas comuns, conversamos com o maquiador regional da Natura, Tiago Birolini. Antes de separar os pincéis e ir para a frente do espelho, dá uma olhada nessas dicas!

 

sombra clara canto interno

Regra básica

Ao fazer o degradê com dois ou mais tons, você já se perguntou por que usamos sempre o mais claro no canto interno? O expert responde: “Isso ajuda a aumentar o olhar e dar harmonia ao rosto. Se a cor mais escura fosse aplicada no canto interno, daria a impressão de unir os olhos”, explica Tiago.

 

degradê três tons de sombra

Truque do degradê

Quando for usar três tons diferentes de sombra, o maquiador sugere começar pelo mais escuro. “Deposite a sombra no canto externo, em formato de C. Depois, com um pincel esponja, aplique a cor intermediária no centro da pálpebra e, por último, a sombra clara no canto interno”, diz. Nesse processo, fique atenta à transição das cores, que deve ser sutil.

 

 

sombra para levantar o olhar

Para erguer e destacar o olhar

Além da máscara e do lápis preto, a sombra pode ser uma aliada e tanto para dar a ilusão de olhos maiores e mais marcantes. Para levantar o olhar, uma dica é aplicar a sombra com pincel chanfrado, levando o produto em direção ao final da sobrancelha. Se a ideia for dar a impressão de olhos maiores, experimente esfumar as pálpebras superior e inferior, unindo o pigmento no canto externo.

 

 

sombras metalizadas

Dia e noite

Não é regra obrigatória mas, em geral, tons metalizados e esfumado preto são usados em eventos noturnos. Para arrasar com esses dois efeitos clássicos durante o dia, o expert dá a dica. “O metalizado é uma boa opção para quem tem olhos mais fundos, já que o brilho dá a impressão de diminuir a profundidade”, diz ele. Se optar pelo esfumado preto, Tiago sugere uma versão mais leve com o Lápis kajal. “Use uma sombra clara na pálpebra móvel e então trace uma linha rente aos cílios superiores. Esfume e depois deposite sombra preta sobre o traço do lápis com um pincel chanfrado. Isso fica lindo!”.  

 

Dica de expert

Aplicar tons claros logo abaixo da sobrancelha e no canto interno, próximo ao nariz, são truques conhecidos para iluminar o olhar e dar acabamento. Mas, em vez de usar sombra branca ou prata, Tiago costuma optar por um efeito mais natural. “O Pó iluminador marmorizado, de Aquarela, funciona em todos os tons de pele. É um produto incrível!”

 

Fotos: divulgação