A tarefa de escolher qual maquiagem usar nem sempre é fácil. Quem nunca ficou olhando para o espelho sem saber exatamente em qual item ou look apostar, ou testou, testou e nada agradou? Quando isso acontece, a melhor opção é investir nas ideias clássicas - que, por definição, cabem bem na maioria das situações. Confira aqui três combinações infalíveis e as dicas do maquiador Rafael Valentini para usá-las sem erro. Para anotar e decorar já!

 

Ideia 1: Esfumado preto + batom nude

"É um combo elegante, bom para um look com o mesmo espírito", define Valentini. Na opinião do maquiador, é bacana deixar a cor bem intensa e, para isso, o truque é passar por baixo da sombra (em pó) algum item de textura cremosa, como delineador em gel ou até mesmo um lápis para os olhos. "Aplique no côncavo uma sombra marrom e então passe a preta com um pincel bem fofo e vá esfumando-o de maneira a misturar ambos os tons. O marrom neutraliza o contraste entre a cor preta e a pele e, ao mesclá-los, o esfumado fica natural", explica.

Dica de ouro: use um pincel macio com pouco produto e tenha leveza na mão. "Pode parecer besteira, mas isso faz toda a diferença", garante. Segundo Valentini, a ideia é distribuir a sombra sobre a pele e não arrastá-la de um lado para o outro. "Assim não cai excesso na pele", explica.

 

Ideia 2: Olho gatinho + batom vermelho

Eis uma dupla que surgiu nos anos 1950 e até hoje faz sucesso. "Ela é bem equilibrada, por isso agrada tanto. Destaca os olhos de maneira leve, realçando apenas o contorno deles, e deixa a boca em evidência com uma cor que é clássica", afirma Valentini.

E como acertar no traço gatinho? "Primeiro, olhe de frente para o espelho e, com os olhos abertos, marque a angulação que terá a ponta final do gatinho. Como referência, imagine uma linha que sai da pálpebra inferior em direção aos cabelos, em um desenho diagonal", ensina o maquiador. Depois, defina o comprimento do traço. "Se quiser um resultado dramático, vale alongá-lo. Se a ideia é ser discreta, mantenha-o curto", continua. Por fim, Valentini recomenda o seguinte: "Conecte o fim do traço já feito ao canto interno dos olhos, em um risco pela pálpebra superior que vai afinando conforme chega ao destino final. Depois, preencha o espaço que ficou entre os dois traços, especialmente onde ele está 'puxadinho'".

 

Ideia 3: Batom escuro + cílios bem marcados

Batons de tons escuros, como vinho, ganham cada vez mais espaço. Valentini recomenda usá-los preferencialmente à noite. "Se essa for a sua escolha, deixe o restante da maquiagem, como os olhos, mais leve", diz. "Vale apostar em sombras claras e bem esfumadas. Na máscara de cílios, porém, não é preciso economia", afirma o expert.

 

Créditos da imagem

Foto: Tiago Chediak
Maquiagem: Bel Lüscher
Cabelo: Del Santana
Agradecimento: Marcia Paiva Produções
Modelo: Gisela Bacellar

 

Adorou? Copie o look

Trio de Sombras Alta Cintilância cor 4 de Una
Lápis para Olhos Preto Aquarela
Delineador em Caneta Preto Una
Máscara para Cílios Preta Ultra Volume Una
Sexteto de Sombras Cor 2 Una
Máscara para Cílios 2 em 1 Preta Una
Batom Gloss Cobertura Intensa FPS 15 Vinho 80 Una
Batom Matte FPS 15 Vermelho 51 Una
Batom Gloss FPS 8 Boca 1 Aquarela