Às vezes, é só na hora de aplicar aquele batom matte poderoso que a gente se dá conta que a boca está ressecada ou, pior, descamando. Quem nunca? Assim como a pele do rosto, a mucosa labial é sensível a alterações de temperatura e umidade e pede não só hidratação, mas também a renovação celular. “A esfoliação ajuda a remover células mortas e melhora a penetração dos hidratantes labiais”, diz a dermatologista Lilia Guadanhim, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 

Segundo a médica, a descamação é mais comum no inverno, sob calor extremo e quando há baixa umidade do ar (em épocas de pouca chuva ou viagens longas de avião, por exemplo). O uso de alguns medicamentos também pode levar ao ressecamento. “Quando isso acontece, é muito importante não puxar as pelinhas nem passar a língua no lábio, já que o pH da saliva é ácido pode irritar a pele”, completa.

 

E o que é preciso fazer para evitar a descamação? Esfoliar uma vez por semana – não mais que isso – com uma mistura de mel, fubá e azeite de oliva, que tem alto poder hidratante e vitamina E, pode ajudar. Os movimentos devem ser feitos com os dedos ou com a escova de dentes, sempre de forma suave, para não arranhar.

Para a maquiadora regional da Natura, Yolanda Reis, uma boa dica é aplicar essa pastinha à noite, quando a boca se movimenta menos para falar ou comer, além de consumir bastante água. A expert também contou para a gente como aplicar o Lápis para os lábios ultracremoso, lançamento de Natura Una. Disponível em cinco cores – rouge 4, nude, marrom, rosé 2 e rouge 2 – eles têm efeito matte e proporcionam acabamento profissional, com cremosidade e definição.

“Ao aplicar, abra a boca esboçando um leve sorriso e, com o lápis inclinado, trace uma linha grossa e firme, restrita à área dos lábios. Aplique uma camada suave e depois reforce, corrigindo imperfeições e marcando o contorno”, ensina. Depois, se preferir, use o pincel que fica na outra ponta do lápis, para preencher toda a boca e substituir o batom.

 

Anotou? Então confira a novidade e coloque em prática esses cuidados para ter lábios incríveis!