Depois de um tempo sem limpar seu pincel, além de virar uma paleta de cores, ele endurece e pode prejudicar a aplicação dos produtos. Resultado? Acaba no lixo. Mas, diferente de outros itens de beleza, saiba que ele não vem com uma data de validade programada. A durabilidade depende, exclusivamente, de como são conservados. Quer outro bom motivo para prestar atenção em como cuidar corretamente deles? Não adianta ter uma rotina intensa de tratamento com seu rosto e aplicar um pincel que está há dias sujo com resquício de maquiagem e poeira. Por acumular ácaros, fungos e até bactérias, ele pode transferi-los para sua pele, causando diversos problemas como a acne, por exemplo. 
 
Como limpar?
Se o que você precisa é daquele pincel de sombra que está sujo com alguma cor indesejada no momento, opte por uma limpeza rápida, que irá retirar o excesso de produto. Isso pode ser feito com o lenço umedecido ou até um pouco do demaquilante. 
 
Para uma limpeza pesada, o processo exige mais cuidado. “O ideal é que eles sejam limpos a cada 10 dias com um shampoo. Eu uso o ‘Limpeza Profunda’, da linha Plant”, diz Vane Chaves, maquiadora regional da Natura. Outra dica da profissional é evitar o uso do secador, que pode prejudicar as cerdas, e do condicionador, que deixa resíduos. Deixe-os secar naturalmente antes de usar.
 
Quando trocar?

Não é porque ele vem sem data de validade que você deve acumular pincéis velhos! Troque-os sempre que as cerdas ficarem desgastadas. Se algum deles está soltando os fios e formando grumos, é hora de investir em novos produtos. Com esses cuidados básicos você evita a proliferação de bactérias. 
 
Onde guardar?
O ideal é armazená-los em um local seco e arejado “Ambientes úmidos como banheiros podem danificar as cerdas e até o cabo”, explica Vane. Outra recomendação é que eles não fiquem muito tempo expostos.  No entanto, se você acha mais prático tê-los na bancada de make, faça uma troca semanal com uma limpeza rápida para evitar o acúmulo de poeira do ambiente.
 
Um erro comum é deixar os pincéis soltos ao lado dos batons e sombras. “O recomendável é ter um nécessaire somente para eles, separado dos outros itens. Isso para evitar, por exemplo, que um batom suje seu pincel de base”, diz a maquiadora.