A temporada de inverno está oficialmente aberta. Com os dias mais frios, é preciso redobrar os cuidados com a pele para evitar problemas comuns da estação, como o ressecamento, a sensibilidade e a baixa hidratação que comprometem, também, a finalização do make. 
 
Segundo a dermatologista Valéria Marcondes, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), um erro comum é abusar da água quente nesses dias. “Isso faz com que a camada natural de gordura que protege a pele seja removida. Aí vem o efeito rebote porque ela fica ainda mais oleosa”. 
 
Por isso, além de descobrir qual a cor e o tom da base ideal e a cobertura desejada, saber se sua pele é seca, normal ou oleosa é essencial para a escolha correta do produto – e, claro, para o resultado da maquiagem. Para evitar os desconfortos típicos dos dias frios e garantir uma pele linda, confira nossas dicas antes de se jogar nos tutoriais de make!
 

Lave o rosto corretamente
Se no verão o cuidado com o sol deve ser redobrado, no inverno o foco é a hidratação. Tudo começa já no primeiro passo: a limpeza. “O ideal é apostar em um sabonete adequado para o seu tipo de pele e preferir os não abrasivos”, diz. Outra dica da dermatologista é manter a água sempre na temperatura morna. 

Pele seca
É a que mais sofre no frio, já que fica mais sensível. Uma reclamação constante das mulheres é que o ressecamento comum das baixas temperaturas deixa a pele descamada, opaca e sem brilho. Se esse for o seu caso, prefira uma finalização com um toque luminoso no make, como a Base líquida radiance FPS 15 de Una, que oferece um brilho leve sem prejudicar o efeito natural. Seu ativo tensor disfarça até as linhas de expressão. Com 18 cores, ela contempla as mais diferentes tonalidades de pele das brasileiras. 
 
Outro produto multiefeito indicado para quem tem a pele mais seca é a Base líquida FPS 15 de Una, que uniformiza o tom graças a alta tecnologia com difusores ópticos e pigmentos: ao mesmo tempo que trata a pele, o ativo elastinol+R melhora sua elasticidade e firmeza.
 

Peles mistas e oleosas
Brilho e poros dilatados são reclamações comuns de quem tem oleosidade excessiva. No frio, com o tempo seco, é preciso apostar em produtos inteligentes, que garantem a finalização sequinha sem prejudicar a hidratação. A Base mousse efeito pó FPS 15 de Una é ideal pra quem tem a pele mista a oleosa. Por ter tecnologia de Chronos, que suaviza linhas de expressão, mesmo com a cobertura matte ela hidrata a pele sem ressecar.
 
Base Líquida Matific FPS 15 de Una é outra aliada de peso, já que sua fórmula exclusiva é livre de óleos. As microesferas controlam o brilho e a oleosidade por até 8h. Além da finalização matte, mantém o rosto hidratado e também vem em 18 cores. Ótima pedida para os dias frios!
 

Hidratação é a palavra de ordem
Independente do seu tipo de pele, os cuidados com a hidratação devem ser diários. E esse processo não deve ser só por fora: é preciso ingerir bastante água e apostar em uma alimentação balanceada. Nem sempre, no entanto, a aparência da pele diz tudo sobre sua hidratação. Por exemplo: não é porque você sofre com oleosidade que pode deixar o hidratante de lado. Ao contrário, com o hidratante certo, é possível reduzir esse efeito. 

Para quem tem a pele seca, a dica é apostar em fórmulas cremosas. Já no caso das oleosas, o truque é investir nas fórmulas oil-free para evitar o efeito rebote. O Gel Creme Antissinais Renovação e Energia 30+ de Chronos é indicado para esses casos porque tem textura leve e livre de óleo. Além disso, o extrato de jambu com polifenóis estimula a renovação celular e restaura a barreira natural de hidratação.