Mesmo quando falta criatividade para variar as cores do make, a sombra marrom pode salvar o dia. É que ela combina com qualquer outra sombra colorida (e também fica linda sozinha), além de ter o poder de levantar o olhar. Fora isso, valoriza qualquer tom de pele. "É um clássico da maquiagem", diz o expert Celso Lumi. Funciona durante o dia e à noite, basta saber adaptá-la ao conjunto (o que você vai aprender já, já). A depender da sombra escolhida, existem outras vantagens. A sombra mono de Aquarela, por exemplo, tem alta durabilidade e uma excelente transferência de cor. "Basta aplicar uma única vez para garantir um ótimo resultado por horas. É um item indispensável". Aproveite as dicas do maquiador regional da Natura para se inspirar!

 

 

sombra marrom 2

 

A sombra marrom combina com todas as cores

Sabe quando você quer usar mais de uma sombra, mas não sabe como combiná-las entre si? A sombra marrom pode ser a solução. "Ela fica perfeita com todas as cores e todos os tons de pele", diz Celso. "Um pouco mais de marrom deixa o olhar bem marcado, criando um destaque bonito nessa parte do rosto".

 

 

 

sombra marrom 3

Para o dia, para a noite

Se a ideia é se preparar para um evento casual, é só aplicar um tom de marrom claro. "Combine com tons palhas e rosados na pálpebra móvel inteira para deixar o visual bem delicado. E então use a sombra marrom para marcar levemente o côncavo", ensina Celso. Abuse da máscara de cílios e finalize com um batom ou um gloss no tom de que mais gostar.

À noite, a sombra marrom fica superbonita quando contrasta com tons metálicos ou perolados. "Novamente, aplique a cor marrom no côncavo, para destacá-lo. Vale também marcar o canto externo dos olhos. Capriche na quantidade!", indica. Se o evento exige uma produção poderosa, varie apostando no lápis de olho e no delineador. O resultado é elegante.

 

 

sombra marrom 4

Pode ser usada no lugar do delineador

A sombra marrom pode ser uma boa opção para delinear. "Use-a para marcar a linha d’água, a raiz inferior e superior dos cílios ou até mesmo para fazer o famoso formato gatinho". Nesses casos, a sombra deve ser aplicada seca, sem umedecer o pincel, para um resultado melhor.

 

Ajuda a preencher as sobrancelhas

"Nas sobrancelhas, a sombra marrom é ideal porque ela tem um fundo acinzentado, o que garante um resultado natural", explica o maquiador. Na hora da aplicação, atenção para a quantidade: a regra do menos é mais vale muito nesse caso, principalmente para quem já tem as sobrancelhas desenhadas.

 

 

 

Fotos: Ricardo Toscani (modelos)/Vitor K. Neves e Roberto Justiça (produtos)