Saem os casacos pesados e os tons mais fechados, entram as estampas divertidas e a maquiagem colorida. A chegada da primavera traz as propostas de beleza e de moda que prometem ser destaque nas ruas nos meses de altas temperaturas. “Adoro esse momento da chegada das novas tendências porque curto separar um tempinho para testá-las”, diz a blogueira e jornalista de beleza Karol Pinheiro.

Depois do blog homônimo, criado há 2 anos, a jornalista acaba de se enveredar pelo universos dos livros e lançou recentemente “As Coisas Mais Legais do Mundo”. Durante a turnê de lançamento do material, Karol conheceu muitas cidades por todo o Brasil. Em entrevista ao Adoro Maquiagem, além de falar sobre beleza e maquiagem, ela elegeu os quatro destinos brasileiros que, para ela, têm mais a cara da primavera.

Adoro Maquiagem: Como você criou seu blog?

Karol Pinheiro: Trabalhei na revista “Capricho” por mais de sete anos. Sempre fui louca por maquiagem. Um dia, uma pessoa da redação comentou: “Karol, você deveria fazer um vídeo falando sobre isso”. Na época, quase ninguém fazia. Fiquei um pouco insegura, mas muito curiosa. Fui tentando e foi dando certo. Fiz as duas coisas em paralelo por uns seis meses antes de decidir ficar só com o blog.

 

A.M.: O que a inspirou a escrever o livro?

K.P.: Quando era pequena sempre disse que queria trabalhar com as palavras. Escolhi o jornalismo por isso. Com o blog, comecei a receber propostas das editoras e resolvi investir nesse sonho antigo. Até o livro ser lançado foi um processo de um ano de muito envolvimento. Eu queria escrever sobre sentimentos e reflexões da vida e tive a ideia de fazer algo interativo, para tocar o leitor de uma forma direta. Amei o resultado! Chorei horrores quando segurei a versão impressa.

 

A.M.: Você viaja muito e sempre está em contato com as novas tendências. Como faz para trazê-las para o seu dia a dia?

K.P.: Observo tudo o que vejo na rua como pauta. Antes eu não me permitia ousar muito, mas depois de viajar bastante, passei a incorporar algumas coisas diferentes na minha rotina. O que costumo fazer é estar em contato com os lançamentos e testá-los em mim. Reservo um tempinho para sentar, me olhar no espelho e ver o que fica legal ou não. Um exemplo disso é o batom marrom, que veio para o Brasil depois que começaram a usar muito lá fora. Rola uma percepção geral de que “isso está na moda”, mas disso para a aplicação na vida real é um tempo de adaptação. É sempre legal aproveitar a popularização dos itens para ousar e tentar coisas diferentes.

 

A.M.: Quais são seus itens de make preferidos?

K.P.: Gosto de quase tudo! Então, independente do que está na moda ou não, estou sempre testando as novidades. Uma das coisas que mais gosto de comprar são produtos para a pele. Adoro tentar novas coberturas e acabamentos de base. Já nos lábios, estou sempre com algum batom nude ou vermelho intenso.

 

A.M.: Você acredita que a maquiagem é capaz de empoderar uma mulher?

K.P.: Com certeza! Para mim, beleza significa isso: uma versão melhor de você mesma. Gosto de me cuidar, de me olhar no espelho e descobrir coisas novas sobre mim. Esse é um momento só seu. Acho que é um ótimo exercício para a autoestima de qualquer mulher.

 

A.M: Quais cidades brasileiras têm a cara da Primavera?

Eu elegeria quatro cidades: Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Goiânia. Fortaleza é um lugar sempre solar. Gosto da ideia de combinar cores inusitadas no make em uma cidade como essa. Recife, capital de Pernambuco e uma cidade tão histórica, é uma boa oportunidade para desfilar looks alegres. Minha dica se for para lá é apostar em uma estampa bem legal com um make leve. O Rio de Janeiro é um lugar que combina bem a vida praiana e a urbana, por isso é versátil na hora de pensar nos looks. Já Goiânia, além de ser conhecida por seus bosques e parques, é uma cidade supermoderna e agitada. Dá para apostar em composições divertidas com a cara do verão.

 

Karol usa: Batom matte cor Vermelho 51, de Una.

Texto: Marcela Rocha
Fotos: Ricardo Toscani