Um dos grandes curingas da maquiagem é o olho esfumado. Por favorecer os mais diferentes estilos, a técnica conquistou as brasileiras. Seja com um toque de cor ou todo neutro, a make requer alguns cuidados na elaboração. “Esfumar é fazer um degradê. Também é possível conseguir esse efeito apenas com uma cor,” diz Camila Coelho. A blogueira, expert no assunto, dá dicas de como não errar quando apostar no visual.

 

Pré-maquiagem sempre

Usar um pré-maquiagem antes de aplicar a base ou o corretivo garante uma cobertura mais homogênea da pele e uma make mais duradoura. No entanto, muitas vezes antes de começar a aplicar a maquiagem nos olhos este passo é esquecido. A dica da Camila é adotar essa etapa como ritual. Ao passar o produto antes da sombra, as chances de borrar o esfumado são menores e a durabilidade maior.

 

Sombra sob medida

Uma das maiores dificuldades na hora de esfumar é saber em que lugar parar. Por mais marcante que seja o look, o ideal é sempre fazer um degradê suave. “Uma boa técnica para limitar o esfumado é aplicar uma sombra clara e cintilante logo abaixo das sobrancelhas”, diz Camila. “Esse iluminado cria uma transição entre o claro e escuro e destaca a região que está com a cor mais forte”.

movimento maquiagem esfumado

 

Marrom básico

Se o vestido preto é um item básico em qualquer guarda-roupa feminino, o mesmo vale para a sombra marrom matte no nécessaire. Ela não pode faltar e é fundamental para esfumar os olhos. “A sombra marrom é a base do esfumado porque é neutra e pode ser usada com qualquer outro tom”, afirma a blogueira. O ideal é aplicar o produto com um pincel de esfumar, que é mais macio, ao longo do côncavo. Segundo Camila, o marrom também é importante na hora de fazer a transição entre as tonalidades caso uma segunda cor mais forte seja escolhida para a make.

 

Kajal para destacar

Camila também gosta de incluir o lápis kajal no olho esfumado. A dica é passá-lo na base dos cílios para intensificar as cores e, com a esponja para esfumar, suavizar o traço. Esse truque potencializa a sombra. Não precisa aderir apenas ao preto: o lápis marrom também pode ser usado no look.

movimento maquiagem esfumado 2

 

Toque final

A dica de ouro da Camila para arrematar o esfumado é usar corretivo. O truque é aplicar o produto próximo à região externa dos olhos para dar forma à sombra. “O corretivo remove borrados e cria o efeito gatinho do esfumado,” diz a blogueira.

movimento maquiagem esfumado 3

 

Confira essas e outras dicas da Camila no Movimento Maquiagem. Você vai adorar!